terça-feira, 23 de agosto de 2016

Características da fotografia editorial

O universo da fotografia de moda é amplo e abrange trabalhos voltados para as mais diversas finalidades. Um dos ensaios fotográficos mais notórios no mundo fashion é o editorial de moda, cujo poder de divulgação é grande o suficiente para tirar um fotógrafo do anonimato. Mas afinal, o que é um editorial de moda?
Com menos regras do que campanhas ou catálogos de marcas, o editorial de moda serve para divulgar novas tendências de mercado, inspirar produções e tornar as revistas mais dinâmicas. Tem como principal requisito apresentar um conjunto de imagens unidas por uma ideia, tema ou conceito, colocando marcas ou coleções em evidência de forma artística, sem necessariamente mostrar o produto como ele é de fato. Diferentemente de um anúncio, o editorial de moda vende uma história, situação ou clima com o qual se deseja associar a roupa.
O desenvolvimento de um editorial envolve um número considerável de profissionais, podendo variar a composição da equipe de acordo com o tamanho do projeto. Geralmente, conta com um produtor, um profissional de moda conhecido como stylist; um maquiador e um cabeleireiro, que podem ou não ser a mesma pessoa, um editor responsável pelo meio de veiculação, um editor de imagens, um fotógrafo e os seus assistentes.
Uma vez com o conceito definido, discutem-se possíveis abordagens para o ensaio e elabora-se um roteiro ou algumas pranchas baseadas em pesquisas de referências, que podem ir de desfiles e catálogos de moda a filmes, livros, músicas e tudo o que de alguma forma se relacione com o tema escolhido para o editorial. Esse material servirá como ponto de partida para uma narrativa, não necessariamente linear, e contribuirá para a coerência criativa a ser seguida durante o desenvolvimento do trabalho, podendo ser organizado de forma geral ou específica para cada área.
Com uma boa ideia do que se deseja criar, resta à produção encontrar os modelos e a locação com os perfis ideais, e então organizar a logística para que o fotógrafo e toda a equipe possam, no dia da sessão, transmitir o conceito desejado através do melhor look, da melhor mise en scène, e imprescindivelmente, da melhor fotografia.

O que é briefing ?

Um briefing é o material que  é entregue à equipe durante a reunião de apresentação.  Nele, todas as possibilidades são apresentadas. O briefing não é nada além de um guia que escrito – às vezes, ilustrado – que auxilia a pré-produção. Fazem parte da reunião os responsáveis pela marca a ser divulgada e a equipe de execução. É um momento de decisões importantes.

Fonte: https://focusfoto.com.br/esclarecendo-editorial-de-moda/

high key e Low Key ?

High key é o nome de estilo dado para fotos formadas principalmente por tons claros. Esse estilo é feito normalmente na hora de fazer a foto, e não na edição, pois depende de iluminação e produção. Uma foto High key tem muitos tons claros e quase nada de sombras. Não podemos confundir esse efeito com o erro de exposição, em que uma foto fica clara demais sem essa intenção! A foto HK é clara porque a iluminação é bem distribuída, não existem muitas sombras e os elementos da foto também são de tons claros.
Low Key é o nome de estilo dado para fotos formadas principalmente por tons escuros.Assim como no caso da foto high key, esse estilo depende da iluminação e da produção.Ao contrário da high key, que é uma imagem com muitos tons claros, a low key é uma imagem composta principalmente de sombras. Nela poucos detalhes são claros, somente para sugerir o assunto fotografado.
fonte;http://www.dicasdefotografia.com.br/o-que-e-fotografia-high-key-e-low-key/

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